Estrela máxima dos pedidos de casamento, um anel de noivado não precisa, necessariamente, ostentar uma vistosa pedra de diamantes para ter seu devido valor (desculpa, Marilyn Monroe).
Por mais que a pedra tenha suas vantagens em matéria de durabilidade (é o mineral mais resistente que existe), quando o assunto é o custo-benefício, procurar por gemas preciosas semelhantes ao diamante em estética e brilho, mas com preço inferior, pode ser muito mais econômico para os casais que querem priorizar outros tipos de gasto.
A moissanite – moissanita ou carborundum – é a principal alternativa nesse sentido, por ser aparentemente muito parecida com o diamante, mas custando bem menos.
Descoberta originalmente em 1893, pelo cientista francês Henri Moissan (vencedor do Prêmio Nobel de Química, em 1906), no Canyon Diablo, no estado do Arizona (Estados Unidos), é conhecida por ter “nascido das estrelas”, sendo uma das pedras preciosas mais cintilantes do mundo.
Quando Moissan descobriu as partículas microscópicas da gema, em uma cratera criada por um meteorito que caiu na Terra, pensou que eram de diamantes (feitas de carbono). Depois, após pesquisas, concluiu que, na verdade, os cristais tinham como matéria-prima o Carbeto de Silício.
Daí em diante, como já era de se imaginar, a moissanita foi batizada em homenagem ao cientista.
Claro que a moissanite original é extremamente rara e difícil de encontrar na natureza atualmente. Mas existem versões acessíveis e disponíveis para compra, que foram criadas em laboratório após anos e anos de tentativas e erros, usando as partículas descobertas anteriormente por Moissan como ponto de partida.
Moissanita X diamante: semelhanças e diferenças
O diamante ganha na questão da resistência, mas a moissanita não deixa a desejar. De acordo com a Escala de Mohs (criada em 1812 pelo mineralogista Friedrich Vilar Mohs), que quantifica a dureza dos minerais em valores que variam de um a dez, o diamante vale dez mohs, isto é, se classifica como o mineral mais duro já encontrado na natureza.
Já a moissanite possui um valor equivalente a 9,25 mohs – número superior ao de pedras como a safira e o rubi, por exemplo, o que também a torna bastante resistente a riscos.
Outra característica que diferencia as duas pedras, e talvez a mais notável delas, é o brilho. Segundo o site Brilliant Earth, moissanitas e diamantes são lapidados de formas diferentes, o que impacta na refração da luz das duas pedras.
De maneira bem simplificada, é como se a moissanita tivesse um brilho mais artificial e menos específico em comparação ao do diamante – dando aquele
efeito prisma, meio “bola de discoteca”, que lembra muito um flash de arco-íris, principalmente quando atingida pelos raios solares.
Quanto maior a pedra de moissanita, maior será, também, sua cintilância.
Já em relação à cor, por mais que as moissanitas sejam consideradas gemas incolores, quando atingidas pela luz podem apresentar traços de tonalidades amareladas ou acinzentadas. Diamantes (naturais ou criados em laboratório), por sua vez, não costumam mudar de tom: mesmo quando recebem diferentes tipos de luz, continuam com aparência branca e reluzente.
Lembrando que a cor da pedra não tem nada a ver com a cor da joia, viu? Você pode ter um anel de noivado de moissanita ou diamante em ouro amarelo, branco ou rosé, vai do seu gosto.
Por fim, como já adiantamos acima, o aspecto mais vantajoso na escolha das moissanitas é o preço – bem abaixo do valor dos diamantes. Enquanto os custos de um anel de diamantes variam conforme a cor, o quilate, a pureza e a lapidação (respectivamente color, carat, clarity e cut, “os quatro C’s”, em inglês), podendo ficar cada vez mais caros, o valor da moissanita muda, na maioria das vezes, de acordo com o tamanho da gema – e só.
Sendo assim, antes de investir no famigerado – e caro – anel de diamantes, vale disponibilizar algumas horas do seu tempo livre e pesquisar os preços dos de moissanita. Opções das mais belas em nosso site não faltam!
Fonte do artigo: https://claudia.abril.com.br/sua-vida/moissanite-conheca-a-pedra-mais-barata-que-o-diamante/